quinta-feira, 7 de junho de 2007

Tempos Modernos

Nesse feriado, inventei de entrar em um chat, sabe como é, tédio gritando dentro de casa, você de mal com os livros, fazer o que?Explorar os recursos que a internet oferece!

Infelizmente nada mudou desde a ultima vez que eu tinha me aventurado por um destes sites... As pessoas não mudaram, talvez até mudaram, para pior.Todos querem o prazer imediato.

Vi de tudo, conforme você vai lendo os anúncios na tela você vai ficando meio decepcionado com aquilo. Surgem caras casados que querem arrumar outras mulheres/homens/travestis, gays que se dão (literalmente) para qualquer estranho, mulheres de meia idade que procuram homens bem sucedidos(leia-se ricos), caras que procuravam por outro cara para transar com a esposa e ele assistir toda a cena, e até, garotos e garotas de programa (sim, pois a Av. Boa Viagem aparentemente é coisa do passado, o negócio agora é fazer anúncios de programas pela internet!).

Diante de tal situação, me bateu um calafrio, um ar de “o que eu estou fazendo aqui?”, uma vontade de fechar tudo, desligar o monitor e voltar pra minha realidade que talvez fosse melhor do que tudo aquilo, mas mesmo assim, tentei falar com algumas pessoas.
Eu ainda achava que poderia, quem sabe, diante de tantas pessoas, achar alguém que buscasse o mesmo que eu.
Só pra vocês terem uma idéia em questão de números, eu conversei com 42 pessoas.

Com o uso de um MSN falso (e não me venha dizer que você não tem ou nunca teve um), fui adicionando as pessoas e conversando com mais calma. Depois da décima pessoa já nem tinha mais esperanças de encontrar alguém gente boa. Tudo transformou-se de uma busca por alguém, para uma espécie de tentativa de decifrar as pessoas com quem eu falava.

E eu as decifrei.
E foi feio.

Pessoas que submeteram sua vida a algo que não desejaram apenas para encaixarem-se nesta sociedade e agora, estavam ali, no meio da madrugada, tentando ser virtualmente felizes ou ainda felizes por uma noite, quem sabe, com este blogueiro descrente que vos fala.

O mais curioso foi ver que as pessoas que realmente procuravam por algo mais sério tinham na faixa dos 40 e até 50 anos, e conversando com elas (calma leitor, nesta altura do campeonato eu não estava procurando por mais ninguém), você vai descobrindo o quanto elas passaram a vida na promiscuidade, elas foram estas pessoas de 20 anos que estavam nas salas hoje e, quando a idade foi chegando, o peso da solidão chegou. O sexo pelo sexo já não era suficiente.

Terminei a noite parcialmente triste e decepcionado com tudo que vi, mais decepcionado ainda porque sei que aqui fora, no mundo real, as coisas não estão nada diferentes do que eu vi naquele Chat, aquelas pessoas online apenas tinham a chance de serem mais explicitas. Se você duvida que o mundo esteja tão ruim quanto o que eu vi, experimente ir numa boate numa sexta-feira à noite e verás o quanto a situação é lamentável.

Por outro lado, fiquei parcialmente feliz, por saber que não sou uma destas pessoas, por ter a certeza do que quero desde já e não obter a mesma quanto eu tiver os meus 40 anos.

Talvez eu tenha sim perdido a fé neste mundo, talvez eu não ache alguém legal, mas, talvez eu ache. Talvez. A vida na verdade é isso, um grande talvez onde cabe a nós fazermos por onde conseguir o que desejamos. A única certeza que eu tenho é que não perdi a fé no que eu acredito e que a palavra de ordem é esperar.

Eu não me corromperei.

25 comentários:

Diego Moretto disse...

Realmente cara, concordo contigo quando diz que a vida é um grande "talvez"... bom texto, meio melancólico, ams gostei doq li. abraços!!!

Unknown disse...

Pai..
O texto tah lindo, tuh escreva tão bem..Tens o dom de falar apenas a verdade..Esperar é a soluçao.. encontrar alguem com os nossos mesmos ideais é dificil mas com fé, esperança e muita paciencia a gente consegue..Estou contigo nessa busca/espera.
Te amo..Beijos

Unknown disse...

Ah, sim! Eu adoro blogs cotidianos, gosto mesmo de ler anotaçoes sobre o que as pessoas fazem ou pensam sobre coisas do dia a dia mesmo. Embora eu não saiba escrever, eu tento fazer isso no meu blog também. Adorei o teu!

As pessoas parecem mesmo "perdidas" na vida, não?! E acho que posso dizer que também sou desacreditada na humanidade. Isso deve ser herança do meu pai, ele diz isso sempre.
E lendo seu post eu também acabei ficando feliz "eu não sou uma delas.." e graças, achei a minha pessoa.

Ia esquecendo, a cidade que moro é Pedro Leopoldo, região metropolitana de BH e está um frio anormal.

Beijo!

Anônimo disse...

Uma verdade muito bem dita!

Há dias que estamos com a dúvida do que fazer na cabeça.. então para quem tem acesso facil a internet é a unica solução (ou a que aparece primeiro), então você fica horas e mais horas na frente do pc, seja tc ou mesmo buscando entreteinimento.

haushuhas eu fico horas na frente do computador, mas no chat naum, so no msn orkut e blog msm,


t+!

Unknown disse...

eu estava te procurando ;x
ei, eu juro que não ia ler.. mas depois eu ia ler só o começo, mas ai não me contive e li até o final :D
hahaha
;***

Anônimo disse...

que big texto primo, mas o ultimo paragrafo(unico que li;x ), bem comovente, emo! oasijeroie
beijo dani! :*

Unknown disse...

Não é na Bahia nãão!
Grande BH, Belo Horizonte! =x
O inverno da Bahia é bem diferente do daqui meeesmo!

Vou te linkar também!

=*)

Unknown disse...

caramba.... tu escreve muito bem... parabéns... faz tempo que não entro nesses chats... muito bem escrito ... voltarei aqui mais vezes...

Anônimo disse...

esperar, claro. quem nao espera por nada nao vive.... ;***

gostei amiigo!

Anônimo disse...

Eu entrei muito em chats na minha vida. Conheci muita gente legal - que se tornaram reais ou nao. Gente com papo interessante, com algo a falar.

Outro dia, fiz como você. Entrei num chat e tentei conversar. Vazio demais. E, especialmente nesse ambiente, você tem razão. Sexo por sexo não basta. É um universo triste demais.

mila. disse...

dani, esse mundo tá perdido!! mas se a gente se perder também, ai é que não vai restar nem uma esperançazinha...

adorei a parte do "grande talvez"

beijo delícia ;**

Elza disse...

Realemnte o busca pelo prazer imediato é cruel, o hedonismo tomou conta de tudo!
Vc descreveu muitissimo bem a realidade destes carentes daweb.
parabéns!

David Lucena disse...

=]

obrigado.
meu blog tem uma causa diferente da sua...
Não costumo ler muitos,
o que farei com o teu.

grande abraço.

ah,
av. Boa Viagem?
mora em Recife então.


=]

Gabi disse...

Oi,eu econtrei teu blog em algum lugar,me chamou a atenção o jeito que tu escrve e pah...Concordo ctg,também já tentei,em uma madrugada de tédio,achar alguém interessante nas salas de bate-papo.Mas a grande maioria,como tu mesmo dissesse,só tá interessado em sexo e afins ou até mesmo coisas piores...

te add no meu blog,ok?

;** pra tu

Anônimo disse...

Já passei por isso mas não tive a mesma paciência de conversar com tantas pessoas, desisti na terceira, não é meu mundo. Gostei muito do post. Você escreve muito bem. Bjs.

Unknown disse...

hahahahaha
apesar de ter fatores ruins, a cidade inteira vai, desde o sr. mais rico até o mais pobre! é oportunidade de ver todo mundo, sabe?! Gente que há anos não via. E eu n fui de camarote, paguei 40$ só!

=*

David Lucena disse...

pode sim

=]

eu farei o mesmo.

msn?

arath_16@msn.com

um grande abraço carioca vivente em Recife.

=]

Lua Durand disse...

Sempre te vi nos comentáros do blog de Milah [Prosa Perdidã] e nunca vim aqui, decidi dar uma pasasda então.

Enfim, é triste ver pessoas procurando num mundo irreal [virtual] um pouco de companhia para a solidão que as cerca.

E talvez até achem, mas não sabem como procurar.

E tudo isso vai nos tornando tão mecanicos.

Enfim, quem dera poder fugir, pra outro planeta talvez.

Beijo nas Crianças

Au Revoir

Henrique disse...

fala daniel
realmente a vida é cheia de talvez.
e por isso ela nos instiga muito a pensar em hiposteses absurdas e realidades destorcidas, mas quem sabe esse nao´é o grande barato de se viver, esperar algo e sempre se surpreender, provando que a gente sempre esta à apprender um pouco

a proposito atualizamos nosso blog
abraços
http://dialogonataberna.blogspot.com

Anônimo disse...

Pela instauração da poesia em salas de bate papo.

Sexo virtual pode ser bom. Se sexo real, com todas as suas possibilidades de erro, pode ser bom, então quem dirá o virutal.

Deve haver alguém em algum lugar que ama à distância. E deve haver alguém em algum lugar que ama de perto. E parece que há alguém feliz no mundo - e diz o poeta que é no Brasil.

Vou me corromper de azul e amarelo e torcer pelo Brasil no Pan, na cova dos leões, na casa da Mãe Joana.

Viva São João, São Pedro e Santo Antônio, que são santos também em julho.

Beatriz Braga disse...

hey garotinhooo

obrigada pela parte que me toca..
caso decida realmente me candidatar..serás meu assessor!
e me ajudarás na campanha de distribuição de carangueijos ok??

huahauhah
não sabia que vc tinha blog...
enfim...
agora virei aqui sempre paracomentar!
prometo ler todos os seus textos...
e comentar em todoss!

um xero!

Anônimo disse...

Sexo verbal não faz meu estilo.


mas um dia as pessoas sempre acabam amadurecendo.

=D

Beatriz Braga disse...

pois é pois é...
agt enontra de tudo nesse mundo...
e na internet...aí é que é de bóoia!!


quanto a minha nostalgia...vá se acostumando...
porque as Cenas serão todas assim...
auhauhauhauha
aí já fica avisado..."não ler as Cenas de Bia"...

hauhauhauhauhauha

um xero lindo...
e me mostre suas artes viu?/

Anônimo disse...

Olá, Daniel!! Acho q encontrei um blog q verdadeiramente dá gosto de ler. Sobre este ítem: Mtos amigos falam p mim de sexo por sexo, q é bom, q é d+, q eu deveria tentar, mas n combina cmg. Eu quero algo diferente, quero msm é encontrar um amor p a vida inteira. Talvez isso t pareça um tanto piegas, mas é assim q me sinto. Quero sair um dia e encontrar um homem de verdade q n queira apenas sexo e satisfazer momentanea e nada mais. Às vezes acho q estou vivendo em uma outra época q n é a minha. Um dia desses sai p uma festa e dancei c alguns homens. Eles n queriam saber de dançar e conversar, mas sim d levar alguém a um motel. Chamados n faltaram, mas isso soa tão...vazio. O q uma pessoa dessa pode me trazer d útil na vida? Um doença venéria, uma aids, um herpes ou coisa pior? N obg, essa eu passo. Tdo isso me deixa um tanto inojada. Na verdade gostaria de encontrar um homem q pudesse ser gentil, amável e romântico. Será q isso é possivel ou será q o q falei anteriormente é verdade? Será q eu vivo em uma época q n é a minha ou será q as pessoas continuam iguais e eu fui quem mudei? Será q algum da encontrarei essa pessoa? Não sei, apenas espero q sim, pois n gostaria d chegar as 40, 50 anos achando q sou jovem e buscando o amor em um chat de madrugada. Gostei mto de teu blog e especialmente deste “tempos modernos”. Mto bom, vc escreve mto bem. Parabéns!!

Anônimo disse...

Oi, Dany!!!
Adorei seu blog. Mto bom msm. Gostei principalmente deste. Mto interessante, penso da msm forma q vc. Hj em dia está cada vez mais difícil encontrar alguém q valha a pena d verdade.
Bjão p t e continue escrevendo.
Esse é o meu priminho lindoooo!!!!
T amo!!!!